Depois de La Laguna, Lisboa

Colégio Almada Negreiros acolhe AsHIsCom 2023

Depois de La Laguna, Lisboa vai acolher o XVIII Congresso da Associação de Historiadores da Comunicação a 14 e 15 de setembro no Colégio Almada Negreiros. Construído na primeira metade do século XIX, o então Colégio de Maria Santíssima Imaculada foi inaugurado em 1858 pelos Jesuítas. Ordem religiosa que foi responsável pelo ensino da Física, da Zoologia e da Botânica aos jovens pertencentes à elite nacional. Com a expulsão da Ordem dos Jesuítas, após a implantação da República em 1910, o edifício foi entregue ao Exército português que, uma década depois, instalou o Batalhão de Caçadores n.º 5 que fez parte da revolução a 25 de Abril de 1974. Em 1978, o edifício foi transferido para a Universidade Nova de Lisboa e, desde 2020, é outro campus da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com o nome de um antigo aluno do Colégio, que se destacou na pintura e na dramaturgia, integrando a primeira geração dos modernistas portugueses, José de Almada Negreiros (1893-1970).