Chamada de trabalhos

Propomos que a pergunta de partida abrangente deste congresso seja:

– Como construir e comunicar memória a partir da história da comunicação?

Trata-se de um campo de reflexão multidisciplinar que convida a discutir em torno dos seguintes temas: questionamentos sobre o olhar androcêntrico e eurocêntrico na história da comunicação; história da vida quotidiana e de figuras comuns ou coletivas; história de movimentos, processos e atores sociais invisibilizados; estudos sobre a ética da não violência e o seu contributo na História; memórias de mulheres editoras, jornalistas, artistas, ativistas; reflexões sobre a Outridade na história; contributos metodológicos e epistemológicos sobre a construção cultural da história da comunicação e a des-institucionalização das narrativas da história; políticas de arquivo e musealização articuladas com dinâmicas sociais e culturais; estudos de caso ou teóricos sobre história pública.

O tema geral Comunicação, História e Memória está ainda aberto à exploração das seguintes linhas:

  • Media como criadores, reprodutores e mediadores da memória histórica e democrática;
  • Memórias dos processos de Transição na História;
  • Memória e discursos;
  • Memórias invisibilizadas na história social da comunicação (séculos XVI-XX);
  • Memórias, representações culturais e/ou discursivas e práticas políticas na História.

Temas Paralelos

O congresso pretende estimular o aprofundamento de estudos conectados e afirmar-se como plataforma privilegiada para a apresentação de mais investigações colaborativas. Abre-se por isso um painel destinado a acolher investigações centradas nos seguintes temas: 

  • Diálogos ibéricos ou diálogos iberoamericanos: afinidades e contrastes.

Para além disso, são bem vindas as apresentações focadas nos temas paralelos habituais nos congressos AsHisCom, designadamente: 

  • Biografias e percursos de comunicadores, jornalistas e outros atores do espaço público; 
  • Estudos metodológicos e teóricos sobre a história da comunicação.

Orientações para a elaboração das propostas de comunicação

O resumo deverá ter 350-500 palavras e incluir:

  • Título (e subtítulo, se aplicável)
  • Palavras-chave (3 a 5)
  • Objetivos do estudo
  • Métodos de pesquisa/metodologia (se aplicável)
  • Resultados (se aplicável)
  • Conclusões

Autoria

Cada participante só poderá figurar como autor de duas comunicações (independentemente de ser primeiro ou segundo autor). Se submeter mais do que as permitidas, só serão consideradas para avaliação as primeiras duas comunicações submetidas (por ordem cronológica).


Avaliação

As propostas de resumo serão avaliadas em modo cego pela Comissão Científica da AsHisCom2023.


Prazo para submissão dos resumos 

submissão dos resumos é feita online através da plataforma Easychair, até ao dia 28 de fevereiro de 2023.

Siga os seguintes passos:

1. Aceda à plataforma EasyChair: https://easychair.org/cfp/AsHisCom2023

2. Registe-se e tenha um perfil com o nome de usuário e senha.

3. Dentro do Easychair do Congresso, seleccione no menu superior “New Submission”.

4. Complete os dados obrigatórios: Resumo, palavras-chave, autores, etc.

5. Envie toda a informação clicando em “Submit”.