8
Fev

Mesa temática sobre Transições junta especialistas portugueses, espanhóis e argentinos

Os especialistas já confirmados para a mesa temática sobre Memória das Transições políticas no final do século XX trazem diferentes perspetivas e experiências ao Congresso da AsHisCom. A partir de Portugal, Espanha e Argentina, Maria Inácia Rezola, Suzana Cavaco, Rafael Quirosa, Julio Moyano e Marcelo Borrelli juntam-se no AsHisCom 2023 num contributo para uma história comparada e/ou conectada do espaço iberoamericano.

Maria Inácia Rezola é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), onde coordena a secção de Ciências Humanas e a comissão editorial da revista Comunicação Pública. Com ampla experiência em investigação, com destaque para temas relacionados com o Estado Novo e com a transição para a Democracia, a sua participação na mesa temática será dedicada ao tema “As disputas da memória: história e memória do Salazarismo na imprensa”.

Suzana Cavaco é investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” e Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Leciona em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, tendo sido docente e diretora da Escola Superior de Jornalismo do Porto entre 2001 e 2006. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para História Moderna e Contemporânea, em 2012, pelo livro “Mercado media em Portugal no período marcelista”. No AsHisCom 2023 irá abordar o tema “Dirigir e administrar um jornal no período revolucionário em Portugal: memórias e representações”.

Rafael Quirosa é Professor Catedrático na área de História Contemporânea na Universidade de Almería, Espanha, onde coordena o grupo de investigação “Estudos do Tempo Presente” e foi eleito diretor da Faculdade de Humanidades. Membro fundador da Sociedade de Estudos sobre a Guerra e o Franquismo e presidente da Sociedade de Estudos Históricos Almerienses. Especialista nos temas da guerrilha antifranquista e guerra civil espanhola, tem dedicado os últimos anos também à investigação sobre o período de transição espanhola para a Democracia. À mesa temática do Congresso da AsHisCom levará o tema “A Transição divulgada nos meios de comunicação”.

Julio Moyano é professor na Universidade Nacional de Lanús e na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Especializado em Metodologia da Investigação e História dos Meios de Comunicação, assume particular interesse no tema da história dos meios impressos e nos processos de reciclagem de práticas e tecnologias. É membro da Rede Iberoamericana de Historiadores da Imprensa e do Jornalismo e da Associação de Historiadores da Comunicação. Com Marcelo Borrelli, abordará, no Congresso da AsHisCom, o tema  “Meios de comunicação na Argentina entre a ditadura e a consolidação democrática” (1983-91).

Marcelo Borrelli é professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, Argentina, onde é cocoordenador da área “História da Comunicação Impressa”. Desempenha atividades de investigador adjunto do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e é investigador no Instituto de Investigações Gino Germani. Tem uma vasta experiência como investigador em história da imprensa durante a ditadura militar argentina e sobre temas relacionados com a história recente do país. 

A moderação da mesa estará a cargo de Concha Langa Nuño, presidente da AsHisCom.

Leave a Reply