Memória e imprensa da Costa Rica presentes no AsHisCom 2023
Patricia Vega, da Universidade da Costa Rica, vai ser uma das oradoras principais no XVIII Congresso Internacional da Associação de Historiadores da Comunicação – AsHisCom 2023. A investigadora, docente e jornalista costa-riquenha traz ao congresso o tema das representações da mulher afrodescendente na imprensa da Costa Rica.
Vega estará presente na mesa-redonda “Media e história pública: das ditaduras às democracias”, com Rui Cádima (NOVA FCSH e ICNOVA) e Jaume Guillamet Lloveras (Universidad Pompeu Fabra), moderação de Concha Langa-Nuño (Universidad de Sevilla).
Numa das sessões paralelas, apresentará a sua comunicação “A imagem da mulher afrodescendente na imprensa do Caribe costa-riquenho”, na qual tem como objetivo analisar os anúncios publicitários dos periódicos que circulavam na região do Caribe da Costa Rica, entre 1880 e 1940, para identificar a imagem construída da mulher afrodescendente e o seu impacto no imaginário coletivo.
Ambas as atividades (mesa-redonda e apresentação da comunicação) decorrerão no primeiro dia do AsHisCom 2023, 14 de setembro, no Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH).
Recordamos que, fruto da parceria entre as duas instituições na organização do congresso, o segundo dia de trabalhos (15 de setembro) decorre inteiramente na Universidade Autónoma de Lisboa.
Consulte aqui o programa do AsHisCom 2023: https://xviiiashiscom2023.fcsh.unl.pt/programa/